seis pontos para ópera

“1
Realismo, no teatro como em todas as artes, é tradução de realidade em outra forma. Toda forma tende à convenção, toda instituição ao conservadorismo: o teatro precisa da resistência da literatura, que com material novo da realidade força o exame de seus recursos e técnicas e a formação de novos recursos e novas técnicas. Não há teatro novo com peças velhas.

2
A ópera é mais submetida à obrigação da formalização e à pressão da tradição do que o teatro. Ela precisa de oposição de substância mais forte. A dificuldade é uma possibilidade: distância, como função da música, não deve, geográfica ou historicamente, ser dada pela matéria ou ser formalmente realizada pelo libreto; a ópera pode ser, num grau mais elevado que o teatro, um gênero operativo: o que ainda não pode ser dito talvez já possa ser cantado.

6
Inibição ao desenvolvimento, parece-me, é a cooperação precoce dos parceiros (libretistas, dramaturgo,compositor, diretor, etc.). Para que o todo seja mais que suas partes, cada parte deve antes ser um todo. Quanto mais tardia a união, tanto mais é acrescido em realidade e individualidade. Quanto mais firmemente os componentes afirmarem sua independência, tanto mais complexa a obra de arte total.
A próposito: nunca houve tanta dramaturgia com tão pouco drama como hoje. Perguntaram a uma dançarina russa o que ela queria dizer com determinada dança. Sua resposta: “se pudesse dizê-lo com palavras não teria me dado ao trabalho de dançar”. O fato de a arte aqui e agora estar tornando-se um crescente fenômeno social geral impõe como condição o incremento da auto-responsabilidade de seus produtores.” (MÜLLER, Heiner. Medeamaterial e outros textos. pag.85. 1993. Paz e Terra)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: