Cartografia DR – 3ª SEMANA – 03 a 07/12/2007

Pesquisa prática – uníssono tática manipulação.

POR LAURA

Uníssonos: construção/desconstrução – táticas

Abordamos o primeiro procedimento selecionado, a composição em uníssono. Tradicional formato de composição em dança, suscitou algumas discussões a respeito o aspecto de concordância que este formato exige/revela. Sem pré-concebê-lo (coreógrafa-lo) construindo-o em tempo real, o que ressaltamos é a tentativa de realizá-lo. E, a partir desta, que táticas utilizamos para esta realização, que demonstram o sucesso ou o insucesso desta empreitada. Algumas táticas, como a realização lenta dos movimentos, visam garantir o uníssono, outras revelam a impossibilidade de fazê-lo (tentativa de ajuste, foco nos acentos finais, movimento borrado, manipulação física e verbal, etc.). A explicitação das diferentes táticas pra se chegar ao ‘acordo’ do uníssono são o foco deste procedimento, que pretende discutir o que está implicado num formato de concordância.

POR TARINA

Seguindo com uníssonos

Os procedimentos que escolhemos para estudar sempre relacionam-se com as questões que estão mais presentes para nós , e com o que queremos discutir a partir delas.
Nesta semana estudamos uma tática de uníssono que chamamos de manipulação. Experimentamos um procedimento no qual uma pessoa manipula os movimentos de outra, procurando construir o uníssono a partir dessa manipulação. Começamos definindo um manipulador e um manipulado, mas depois estes papéis tornam-se intercambiáveis na dança. Esta manipulação a dois desdobrou-se para a mesma idéia em trios, pois neste formato a complexidade aumenta, assim como as possibilidades combinatórias manipulador/manipulado.

Na tática da manipulação, de uma forma bastante clara, existem mais obstáculos físicos para os corpos concordarem no uníssono , pois um deles em um determinado recorte de tempo será o manipulador, ou seja, pela REGRA já estará numa tarefa que não compartilha com os outros corpos. Como concordar parcialmente?Sem compartilhar todos os objetivos? Quando eu penso em concordar , eu penso não em pensar igual, mas chegar a um acordo, e esta é uma possibilidade que experienciamos fisicamente nesta tática.

No nosso estudo de uníssono sempre buscamos revelar/estudar sua construção e dessa forma entendê-lo.

A manipulação é um dos procedimentos que foram selecionados para serem estudados na cartografia DR , e neste caso ela foi/é cartografada como um dos possíveis tipos de uníssono.

POR MARA

manipulação em dupla
objetivo: buscar uníssono na dupla

como encontrar situações/posições/movimentos semelhantes tendo a manipulação entre dupla como condutora da proposta? – uma tática possível…

uma das parceiras conduz outra que responde ao toque a sua maneira, e se coloca em relação constantemente.
tentativas e rearranjos constantes.
ambas buscam manter-se em uníssono, o tempo todo.
como isso é possível?
o que eu entendo como uníssono? formas semelhantes? impulsos próximos? mesmo posicionamento no espaço? caminhos de movimentos parecidos?

a manipulação dificulta a possibilidade de uníssono por um lado, pois o entendimento do toque não é altamente direcionavel, ele possibilita diversos entendimentos de caminhos e tendências de movimentos e direções.
por outro lado a condução pode ser estudada a ponto de intensificar o que se pretende com o toque, para que essa comunicação seja mais proximamente entendida. esse estudo conduz a uma repetição dos mesmos toques, como técnica de comando e certo controle de seus desdobramentos.

acho interessante essa tática enquanto procedimento, por proporcionar dificuldades no objetivo do uníssono, e pelas tentativas de atingir-lo, que organizam as duplas entre situações e arranjos desajustados e dinâmicos.
é necessário muita prontidão e agilidade na resolução em tempo real, para que talvez essa estratégia seja lida como uma tentativa de uníssono.

vale a pena investir enquanto tática de uníssono (já pesquisada anteriormente, porém sem tanto foco) – por sua condição inadequada e pela demanda de atenção exigida durante tomada de decisões.

POR SHEILA

Escolhas a 8 mãos…

Como pensar aquecimento/preparação/disponibilidade para/ou algo que nos engaje na ação proposta?
Além das necessidades individuais de como aquecer,as negociações entre nós apontam lógicas que podem já embalar a pesquisa em foco, visto o uníssono como ítem.
Entre nós decidimos mesclar massagem e uníssono.
Dividimos em duas duplas.
Revisitar massagem e uníssono interagindo dois a dois, muito me fez lembrar de referências ou de situações físicas que parecem evidências de espaços de pesquisa já conhecidos e depois nem tão conhecido,quanto tempo é dado a uma proposta para que ela saia de uma camada de interesse para outras de maior interesse.Que percepções auxiliam esses parâmetros?

Como aquecer com massagem e uníssono, é possível ou não?
A explicação do primeiro teste físico,num primeiro momento parecia entendido pelas 4 Mara, Tarina, Laura, Sheila.
Comunicar uma proposta tem sido um dos motes de interesse pessoal. Decorrente de emissões de falas que parecem informar algo entendível, o sentido aqui e entender quando os outros näo entendem o que falo! mas a lacuna na comunicação de idéias e propostas de movimento me faz pensar novamente na escrita como exercício.

Projetar pensamentos que podem não ocorrer…
Em continuar investigando formas de massagem, seja pela objetiva açäo de massagear até intencionalmente a ação de subverter a condição que aborda procedimentos físicos tão conhecidos e quase constrangedor quando em negociação no entendimento de cada uma.
A idéia de agir no movimento /físico do outro pelo toque/massagem/idéias de massagem, podem favorecer ou contrapor a dinâmica uníssono,penso que massagem pode gerar materiais físicos de custo/benefício para as relações e entre os corpos podendo produzir texturas de ação/comportamentos sem cessar a busca pelo uníssono.

Falamos e não fizemos,por enquanto..
-Podemos aquecer com BMC e fazer o link para o uníssono?
-Tem a proposta que a sheila deu na 2 semana,podemos retomar.Que dança posso produzir com esse aquecimento?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: