Cartografia DR – 2ª SEMANA – 26 a 30/11/2007

Planejamento e seleção dos procedimentos;
Início de pesquisa prática.

POR MARA

possivies apontamentos iniciais para pesquisa do projeto Cartografia DR
seleções e planejamentos

interesse geral:
> intensificar pesquisa de movimento, composição e comportamento;
> insistir e explicitar procedimentos

– elaborar propostas que tenham como foco algumas investigações de movimento e organizações de mapas que discutam as questões levantadas
– pesquisar precariedade como foco de investigação
– continuar a investigar estado entre formalidade/informalidade das artistas durante e entre procedimentos de dança – sobre como se comunicar, concentrar e discutir.
– continuar a discutir formatos de dança – que não é para palco, não é ensaio – um entre… e propor algumas intervenções.

– experimentar:
1. uníssonos – como discussão de convívio, comportamento e ação/situação partilhada;
2. propostas de tradução – questionando comunicação e entendimento;
3. manipulações/solos/duos – embate mais específicos de relações.

– fazer mais…

POR SHEILA

A improvisação no uníssono e os acordos reconhecíveis por todas mara tarina sheila e laura.Relembrar
Reflexão do que está sendo feito no uníssono e outras táticas para experimentar.
Observação de espaços dentro do uníssono.
Como preparo para começar?Testando aquecimento individual assistido pelas outras.
#nesse momento uma interrompe o movimento da outra quando percebe que algo referente ao movimento instiga começar uma proposta individual,desta maneira essa última é observada até que novamente ocorra essa escolha por outra.

POR TARINA

O começo da outra parte

Nesta segunda semana começamos o estudo dos unísonos. O uníssono é aquela organização de dança na qual todos os bailarinos executam o mesmos movimentos ao mesmo tempo.No nosso estudo de uníssonos, nós não temos uma coreografia pré-definida , nós a construímos em tempo real. Foi uma das formas que nós encontramos para discutir essa idéia de uníssono. Superficialmente, uníssono para mim tem uma organização um pouco burra, quando você a vê pronta : todos pensando a mesma coisa sem espaço para discordância. Mas observando mais, dá pra ver que é na verdade uma organização extremamente refinada e inteligente : existe um processo de discussão acontecendo para que todos aqueles corpos possam concordar. Esse processo de concordar é uma das coisas que me instiga no uníssono. E no nosso caso, é realmente uma discussão sobre as possibilidades destes pontos de acordo. E também a percepção de que nem sempre ele é possível…
O grupo dos uníssonos tem diversas táticas que estão por nós sendo mapeadas, e nós os chamamos assim, no plural, justamente porque cada tática define para nós um tipo diferente de uníssono. Uma das idéias é tranformar o uníssono em um jogo, e para construir suas regras, escolhemos como procedimento estudar cada tática separadamente.
Táticas da semana :
– Uníssono lento – nesta tática realizamos o uníssono de forma mais controlada e sempre procurando nos matermos no campo de visão uma das outras (REGRA). Depois de um certo tempo esta tática deixa de ser eficiente em relação ao interesse que mantemos nos nossos próprios corpos, mas por ser tão clara , torna-se um parâmetro para outras táticas.
– Uníssono buscando outros pontos de interesse/foco no corpo – nesta tática, uma de nós pode escolher alguma parte do corpo/tipo de movimento para não acompanhar o uníssono (mas para isso, como REGRA , as outras têm que concordar em não seguir esta parte do corpo/tipo de movimento). Disto também surge a questão de como e por onde cada uma entende e escolhe buscar o uníssono.

POR LAURA

Assuntos e metalinguagem

Os mapas pré-selecionados pra realização desta pesquisa foram inicialmente agrupados em três recortes:
– Uníssonos
– Tradução
– Manipulação
Os assuntos tratados em tais procedimentos foram inicialmente reconhecidos em três tipos de relações:
– co-autoria
– interpretação/apropriação
– poder
Os procedimentos e os assuntos levantados já apontaram pra uma discussão metalingüística de dança. Agora, uma questão pra esta pesquisa é: estes assuntos ganharão outra dimensão nos mapas para além da metalinguagem?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: